quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Surdo-mudo


No meu trabalho existe uma menina - Débora - que sabe muito sobre a linguagem de sinais.


Não me surpreendeu ouvi-la dizer que gostaria de adotar uma criança surdo-muda.


Me surpreendeu notar que ninguém mais pense isto.


Eu estudo fonética na faculdade. Que é justamente o estudo dos sons e suas relações com o modo como as representamos.
Um surdo não sabe a diferença entre o acento agudo e o circunflexo... entre uma sílaba tônica e uma átona.

''Mais do que saber fazer os sinais é poder compreênde-los'' Disse Juliana que trabalha na mesa ao lado.

Bem verdade é. Nos preocupamos demais como nós vamos nos sentir ao lado de um surdo sem perceber o quanto este deve se sentir só no mundo por não encontrar muitos iguais...
Sinceramente uma questão que me faz refeltir... qts de nós nos sentimos incompreendidos e sozinhos muitas vezes... cmo se ninguém nos pudesse compreender ! Quando apenas um gesto - literalmente - seria o bastante para nos animar!
Aprendi sim, alguns sinais. Recebi até certo elogio por minha habilidade.
Senti-me lisonjeada. Mas vi que mesmo eu me esforçando... haviam ainda muitas coisas que eu não podia compreender.
Mas eu não quero desistir. Deus criou-nos a todos e eu sou parte disso.
Muitos pais não querem que seus filhos aprendam libras pq não o aceitam cmo é.
Muitos cegos não aprendem braille pq são muito orgulhosos para tanto.
Eu?? Aprenderei ambos se puder.
Cristo não fez acepção... pq eu faria? Ele tem a soberana vontade... pq me recusaria?
Pense vc também... vc é um ser social e parte de uma sociedade... qual tem sido seu papel?
Quero muito colocar em prática o que aprendo com Débora.
Inclusive... quero logo o meu 'sinal de batismo'.
Não quero desistir dessa causa. E não o farei.
E vc? O que pretende fazer?

Nenhum comentário: