terça-feira, 20 de outubro de 2009

Feliz Aniversário, Angie!

Gente, foi meu aniversário.
Dia 16 de outubro de 2009... fiz 15 aninhos... hehe
E no dia 17 foi o meu rodízio de aniversário.
Nossa, sei que foi muito triste e estamos todos impactados com os acontecimento de sábado: helicóptero derrubado, ônbus queimados, ruas interditadas por causa da chuva... e policiais à gosto.
Mas assim... no meu aniversário?????
Certo, quem não foi tem boa desculpa e eu não vou ser insensível de dizer que não tive medo de sair de casa... mas eh assim.
Nesse dia mais cedo fui ao cabelereiro (cabeleleiro? tsc... ah.) e acreditem, no meio de muito papo furado, laquê, creme, lingerie e homens (se vc n for mulher n deve passar mt tempo lá dentro) surgiu o assunto política. Uiiii.... além de pobres... mulheres falando de política????
Bom, vc vai dizer que nada de bom sai daí. Engano seu... até eu fiquei AZUL de ouvir as meninas conversando, quando querem, elas sabem o que estão dizendo.
O que me deixou triste não foi o fato de saberem (e bem) do que estavam falando. Foi perceber que elas estavam (como todos os brasileiros talvez) muito desesperançosas e se sentindo impotentes diante da situação. Já não se crê no direito (não dever) do voto, nem em manifestações que serão reprimidas a custo de muita violência, como constataram.
Estudando o Modernismo na faculdade chegamos até Mário de Andrade, o brasileiríssimo por excelência, autor da rapsódia Macunaíma - O herói sem nenhum caráter. Meu professor, Valdemar Valente (ô baiano, meu rei..) nos explicava que o povo brasiliero ainda é meio índio mesmo, ainda pensa que é gostoso dormir no chão e comer com as mãos, povo de pé descalço e comidinha quente em volta da família... de prometer que vai fazer o mundo e sempre adiar pra depois... - isso se fizer. Povo que só gosta de trabalhar o que se precisa, que fica todo torto quando trabalha demais. E a gente (toda nossa gente) foi engolindo uns sapínhos europeus e virou menino grande de cabeça pequena... nos empurraram um jeito de vida que não é nosso, e que só faz bagunçar a cabeça do povo...
Mário era isso, Macunaíma era tão o oposto de tudo importado... esse banho de água de mandioca não há de fazer bem ao nosso tempo... não faz, nem fez, nem fará.
A diversidade é que é tudo. É preciso respeito, é preciso ver o outro como outro e entender o outro, não diminuindo, mas percebendo a riqueza do país. Tantos estados nós temos... mesma língua, mas muitas culturas... quase 27 países.
E depois o Centro Sul-faz umas tais provinhas unificadas e o Brasil inteiro deve responder ao ENEM e tirar a mesma nota.
E depois o menino no Pará tem de saber que o IVO VIU A UVA, sem saber quem é o tal de IVO e menos ainda o que raios é uma UVA. RAIMUNDO VIU A MEXERICA seria mais apropriado, acredito...
É isso, um aniversário meio triste, mas com pizza mesmo assim.
O Jeitinho brasileiro faz tudo acabar em pizza mesmo....
BJks no tumtum...

Nenhum comentário: