sexta-feira, 6 de março de 2009

Porque ir à igreja?


é..

vejo que o povo tah muito enrolado nessa questão. Niinguém sabe ao certo o porquê.

Outro dia ouvi de um rapaz: "eu sei que igreja é bom... eu quero uma namorada da igreja... eu imagino a gente indo sempre aos domingos e quartas até ficarmos velhinhos".

Confesso. Fiquei sem fala diante desta afirmação.

Existe um Teólogo chamado Raimundo Junior com quem tive o prazer de conversar por preciosos minutos.

A partir daquela conversa produzi um texto sobre as reais razões da Igreja como instituição.
Deixando claro que falarei em linhas gerais.

Acompanhe.

" Existem duas razões pelas quais se deve ir à Igreja. Se essas duas razões forem claras, explícitas e vívidas no coração do cristão, este terá, enfim, compreendido o significado da vivência do Evangelho real, do Amor expresso na Cruz através de Cristo.

A primeira delas é a salvação. O sacrifício de Jesus é a expiação dos pecados da humanidade. O Divino se fez carne e o homem pôde 'religar-se' à Deus a partir de então. O relacionamento com Deus pós-posto à esta conscientização de que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens e, portanto, suficiente Salvador se dá através de três principais fatores:

a) jejum> separar-se para Deus - que é a definição de Santidade... indispensável para vê-lo;
b) oração> confissão dos pecados; contato fundamental do homem para com Deus: a comunicação do relacionamento;
c) leitura da Palavra> expressão da vontade de Deus; representa a resposta ao diálogo; mantém constante a comunicação e o relacionamento.

Considerando pois agora a segunda razão, compreenderemos que, como razão principal e sem status de secundária, é tão importante quanto a primeira e representa grande dilema mediante o histórico das igrejas cmo um todo. A COMUNHÃO ENTRE OS IRMÃOS.

Não há como chegar a este assunto sem tratar brevemente de ao menos três aspectos:

a) Santa Ceia> Não há fora dela outro meio de representar ou exercitar a comunhão. Se visto apenas pelo prisma social é onde se confessa publicamente o desejo pelo compartilhar de uma mesma fé. Isso sem tocar a fundo na espiritualidade presente na fortificação e memória do sacrifício excepcional no Calvário.
b) Batismo> cerimônia essencial de representação do novo nascimento. Há um mover de Deus acerca daquele que passa por esta experiência tão essencial à todos os membros da comunidade a que se pertencer. Quer participantes, quer espectadores.
c) Escola Bíblica Dominical> Existe nela o exercício constante da comunhão, a palavra de Deus é exposta, compartilhada, repartida. Dentre as demais atividades de mesma finalidade interpessoal presente na igreja é na EBD o momento mais importante para estabelecimento, fixação e prática da fé.

Tendo em vista estes objetivos definidos a vida cristã se tornaria mais clara. A Salvação e a comunhão fraterna devem representar o alvo de todos da comunidade cristã. Sendo estes alvos diferentes ou distorcidos o crescimento por transferência será cada vez mais frequente e a distância do objetivo divino aumentará nesta mesma proporção.

'Amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos'
A própria palavra nos ensina. Por Sua voz este é o mandamento q Ele nos deixou.
Nos cabe então - e não fujamos disto - a busca pela execução.
Pois Deus não procura os perfeitos. mas os dispostos que se deixem aperfeiçoar."

Então antes de ir hoje à sua igreja - ou não - repense suas razões... reflita sobre o seu papel no IDE de Jesus e na ordenança de que nos incutiu. Deus os abençoe!
:)

4 comentários:

Diego C. Marins disse...

é isso ai...

tem um livro do Philip Yancey que fala muito bem sobre isso ("Alma Sobrevivente").... sobre todos os conflitos que ele teve por ver tantas coisas erradas em sua igreja quando jovem... Mas mesmo com todos os erros, com todas as mazelas, continuo (assim como o Yancey) amando a igreja. Não tanto a instituição humana, religiosa; mas a instituição divina, faz com que sejamos de fato a voz de Deus nesse mundo tão carente de amor...

Angélica Abdon disse...

http://livros-itv.blogspot.com/

Canal Cereja disse...

Minha querida !! ^^
Bom Gosip Girls é uma série passada em TV pago, nunca assistir(hehe) mas eu vi o ator numa revista e me apaixonei(*-*)kkk!
Amei seu comentário na minha postagem. Realmente Letras é uma boa, mas não sei, achoque é coisa de adolescente não querer ter trabalho, tipo, não quero quebrar minha cabeça estudando, quero arranjar uma coisa que seja prazerosa fazer, sabe. E não achei ainda, mas um dia eu encontro...rsrsrs.
Adorei seu texo, realmente temos que ver isso. Uma vez já frequentei uma igreja por causa de um amado, mas não me arrependo porque essa era a minha intensão, mas Deus me mostrou como ele era nessa igreja e eu esqueci o menino, mas não esqueci de Deus.
Detalhe: Adoro Escola Dominical!! o/


Bjuu e apareça ;)

Angélica Abdon disse...

que bom que pensastes em Letras... isso me deixa muito Feliz!!

O fato de vc gostar de EBD tb...

Mas não querer ser prof pq precisa estudar... bom.. qd vc entrar no curso vai se apaixonar por ele...

e isso nem vai passar pela sua cabeça !! rsrs

Grande beijo, Nanda!